DICAS

Bom, para regular o som, você tem que entender de frequências, caso contrario não vai saber o que está fazendo né?

Então o primeiro passo é olhar atentamente todo esse vídeo sobre frequências e falantes:



Esse vídeo ensina que quanto mais pesado ou maior, mais lento e mais sub, e quanto mais leve ou menor, mais voz, mais rápido... e tem os meio termos, e falantes projetados pra serem mistos mesmo de tamanho maior ou menor!

O Primeiro Corte é o do CD PLAYER:

1º veja o vídeo:

  

Este vídeo mostra um CD Pioneer, como fazer o corte na saída SUB e também o HPF da saída FRONT/REAR , que é um corte principalmente pra woofer, é um corte que diz onde COMEÇA a tocar.. Normalmente de 50hz em diante pq pra “FORA” frequências abaixo de 50hz no  rendem db´s altos L

Então o corte do CD, quanto maior (50,63,80,100hz, ) mais firme , menos o  cone pula, mais seco, e mais aguenta potência, porém menos extenso fica o grave! Normalmente pra falantes de SUB+GRAVE de 15 e 18 a gente indica em torno de 50 à 63hz de corte e pros 12” em media de 63 a 100hz de corte, já pra racha de som com falantes secos em torno de 80 a 125hz.. 

O Segundo CORTE, é o do AMPLIFICADOR:

Subsonico ou HP = É o corte de onde começa a tocar , normalmente a gente deixa em 50,60,80hz.. depende do falante, assim como o corte do CD Player, então os DOIS juntos, fica um corte mais forte, melhor, 

LP = Pra ficar fácil entender é o  Filtro que solta voz ao falante, ou seja, até onde ele chega, APESAR dos falantes no parâmetro dizerem que chegam à 1000,2000hz, NÃO SIGNIFICA que é pra usar isso ok? Normalmente falantes de GRAVE + SUB, so feitos para serem cortados até uns 125~250hz e falantes mais secos até 500 a 800hz máximos, então quanto mais FREQUENCIA você soltar no falante, mais “coisas” pra ele tocar ao mesmo tempo e no vai aguentar tanto RMS.. fica a dica!

O Terceiro CORTE, é o do CROSSOVER:

Crossover, tem normalmente 2 modelos, os taramps e stetsom q são 12db´s , e os JFA que tem versões com 24db´s , ou seja, a Potência do corte é maior, pra você entender melhor, um corte 12db´s à 1000hz, deixa passar um pouco de 900, 800hz,700hz (com menos db´s), já um corte 24db´s, no deixa passar quase nada abaixo de seu corte, então se vc corta 1000hz, não deixa passar quase nada abaixo disso! Essa potência de corte 24db é melhor mesmo para drivers e MG´s mais sensíveis, ajuda-os a aguentar mais, e ter mais qualidade!!

Normalmente em sons profissionais tem 03 vias:

1ª via = Sub+Graves, normalmente pra woofer, do tipo live, tornado, sds, falantes para tocar tanto sub extenso como grave pouco mais firme, recomendamos entre 50 a 60hz de corte inicial à  125~250hz de corte final, ou seja até onde o mesmo chegaria.
* CASO NO TIVER Médiograve, pode-se usar o falante de graves até uns 500hz! J

2ª via = Médio grave,  é o falante que fica entre o sub e a corneta, ou seja, voz encorpada, batuques, ajuda muito em violão, guitarra, vibrações, ou seja aumenta principalmente a qualidade do som, so normalmente falantes leves, de 6” à 12” , que normalmente é usado cortes de 125hz à 250hz, começando de onde termina a 1ª via, e terminando onde começa a corneta, normalmente 1200, 2000hz..

3ª via = Médio-Agudo, so os drivers Titânio, ou os driver fenólicos+Tweeters! Quanto se tem médio-grave normalmente usamos os drivers depois dos MG, ou seja, se o MG vai ate 1200hz, ento cortamos os drivers de 1200hz pra cima! 

É Importante no fazer 2 falantes DIFERENTES tocarem a MESMA frequência, pois pode haver cancelamentos de fase e cair o rendimento, por isso indicamos acima um falante começar onde termina o outro!

A EQUALIZAÇÃO é algo muito pessoal, normalmente indicamos usar FLAT e regular o som com a equalizaço do CD zerada! Ai, depois de regulado os volumes de cada VIA, que a gente indica equalizar a gosto, mas CUIDADO pois  cada 3 DB´s é o dobro da pressão, então 1db já dá uma diferença, no indicamos então atenuar com muita diferença entre as bandas!


Para evitar QUEIMAS Do som, a dica é nunca SATURAR o modulo/amplificador em cima do falante, e se o mesmo tiver LED DE CLIP,  (CLIP em Inglês = DISTORCÃO) , ento nunca deixe esta luz de CLIP acender que no terá problemas com torras de bobina!


SATURAR é quando você aumenta o volume mas já está no máximo, e mesmo vc aumentando mais, no rende mais, ou seja, já está 100% do amp, e provavelmente em pouco tempo irá torrar os falantes, se chegar a 100% o correto é voltar à uns 80%..


Uma dica boa é usar o equipamento conhecido como “Controle Anti CLIP” da marca JFA ELETRONICOS , que você poderá programar o máximo , e quando alguma musica, gravada mais alta, for reproduzida, o mesmo abaixará o volume para evitar a queima!

DICA FINAL: 
Escolha uma musica que tenha bastante frequências, pode ser eletrônica, ou uma que você escuta sempre! 

Normalmente, a gente deixa todos os volumes dos amplificadores no mínimo, e regula de um em um, ou seja, 1º o grave, 2º MG, 3º cornetas, e se tiver crossover, vc poderá “Matar” todas as vias, e  regular uma por uma! 

Após todas vias reguladas independente, você poderá ligar todas juntas e dai, se alguma estiver muito Alta das demais, abaixa-la para ficar uma resposta mais plana, de mais qualidade!


Texto retirado do site www.somsc.com.br, by Fábio Bonatti.